12 janeiro 2014

[Resenha] Psicose - Robert Bloch

LIVRO: PSICOSE
AUTOR: ROBERT BLOCH
EDITORA: DARKSIDE
ANO: 2013
PÁGINAS: 240

SINOPSE:


Livro que deu origem ao mais famoso filme de suspense de todos os tempos. Psicose conta a história de Marion Crane, que foge após roubar o dinheiro que confiado a ele depositar num banco.Ela então vai parar no Bates Motel, cujo proprietário é Norman Bates, um homem atormentado por sua mãe controladora. Belo suspense, de tirar o fôlego!

RESENHA:


"Então havia apenas uma voz. E isso era certo, pois havia apenas uma pessoa na sala. Sempre tinha havido uma só pessoa - e apenas uma."


Mary Crane, uma jovem funcionária, se vê tentada quando seu patrão lhe confia o depósito de 40 mil dólares, e foge levando consigo o dinheiro rumo à casa de seu noivo, Sam Loomis, com a intenção de ter uma nova vida ao lado dele. No caminho a garota se sente cansada e se hospeda num velho motel familiar, o Motel Bates, gerenciado por um tímido e misterioso rapaz, Norman Bates e sua mãe Norma, uma mulher  que, segundo a descrição do filho, é muito doente e que passa muito tempo em casa, e Norman se dedica integralmente a ela e ao motel, por isso ele nunca teve tempo para relacionamentos e para uma vida real fora do motel.
Mary vai descansar e acaba se arrependendo do desfalque que fez à empresa e então resolve tomar um banho, e neste momento é atacada pela figura de uma mulher.
Após uma semana, Mary Crane é considerada desaparecida; seu noivo Sam, sua irmã mais nova Lila e um detetive contratado pela empresa que a jovem trabalhava, partem em sua busca, mas o que eles não imaginam é que, em meio de tantas reviravoltas, segredos e mentiras, um final terrível os aguarda nesta jornada. 


Psicose é o livro que inspirou o filme de mesmo nome do cineasta Alfred Hitchcock. O livro físico possui duas versões (uma de capa dura e outra brochura); a diagramação é perfeita e não encontrei erros de digitação. Minha sincera opinião sobre o livro é que ele é ótimo, a história parece simples, porém sendo bem analisada percebe-se que há uma grande complexidade em seus personagens, em especial Mary Crane, pois ela apresenta um grande conflito moral diante do fato de se apoderar ou não do dinheiro, e o personagem Norman Bates, que tem um conflito interno muito mais complexo e que se exterioriza de um modo assustador. A narrativa é rápida e nada cansativa, o gênero de suspense e terror envoltos no livro faz dele fascinante bem como a sua análise indireta da psique humana. A psicose faz com que a pessoa mate não por satisfação, mas por patologia e é essa a grande discussão escondida no livro. Pra quem gostou do filme, vale a pena conferir o livro!


Confira algumas fotos do livro:




Por Marina

Nenhum comentário:

Postar um comentário