12 fevereiro 2014

[Resenha] Azul da Cor do Mar - Marina Carvalho

LIVRO: AZUL DA COR DO MAR
AUTORA: MARINA CARVALHO

EDITORA: NOVO CONCEITO
ANO: 2014
PÁGINAS: 334

SINOPSE:

Acaso, destino ou loucura?

No caso de Rafaela, pode ser tudo isso junto. Para alguém como ela, nada é impossível. Rafaela sonha desde a adolescência com o garoto que viu uma vez, perto do mar, carregando uma mochila xadrez... Ideia fixa não a impediu, porém, de ser uma menina alegre e muito decidida. Ela quer ser jornalista, e seu sonho está se concretizando: Rafaela Vilas Boas (um nome tão imponente para alguém tão desajeitado) conseguiu um estágio no melhor jornal de Minas Gerais. Mas, como estamos falando da Rafa, alguma coisa tinha que dar errado. O jornal é mesmo incrível, mas seu colega de trabalho, Bernardo, não é a pessoa mais simpática do mundo.

Em meio a reportagens arriscadas - e alguns tropeços -, Bernardo acaba percebendo, contra a sua vontade, que Rafaela leva jeito para a coisa... E que eles formam uma dupla de tirar o fôlego.

Mas e a mochila?
E o garoto, o envelope, as cartas?
Um dia a estabanada Rafaela vai ter que se libertar dessa obsessão.

RESENHA:

Em primeiro lugar, seria difícil eu ler esse livro, devido ao gênero não fazer parte da minha lista de leitura. Porém a Novo Conceito sorteou um kit de livros, eu ganhei e resolvi lê-lo. A autora é nacional, e achei que seria legal ler um livro diferente. Vamos saber um pouco da história?

R
afaela Vilas Boas é uma dedicada estudante de jornalismo da faculdade PUC em Minas Gerais. Devido ao seu esforço, ela consegue um estágio na Folha de Minas, um grande e famoso jornal brasileiro. Entretanto sua felicidade está prestes a terminar pois ela conhece seu companheiro de trabalho chamado Bernardo, um jornalista importante do jornal de Minas. Bernardo é descrito como um sujeito arrogante, que maltrata Rafa na maior parte do tempo, e ela o odeia. Marcelo, um jornalista esportivo do jornal, se encanta com Rafa e faz de tudo para conquistá-la. Contudo Rafaela não consegue se envolver com ele, por causa de uma antiga e secreta paixão: Quando rafa tinha dez anos, ela encontrou um menino de olhos azuis na praia, numa viagem à casa de sua avó em Iriri. Ainda que tivesse apenas dez anos, Rafa se apaixonou pelo menino, porém depois disso nunca mais o viu. Desde então, com 21 anos, Rafa ainda se sente fixa à paixão pelo garoto de olhos azuis. Mas ela terá que decidir se levará uma vida amorosa normal, ou se o garoto continuará atrapalhando seus relacionamentos. E talvez um reviravolta possa mudar toda a situação.

"Na verdade, eu mal havia pensado no Marcelo ao longo da semana, exceto quando cruzava com ele rapidamente pelos corredores do jornal. Eu não o conhecia direito e nem sei se queria que isso acontecesse. Qualquer relacionamento com um homem bonito como aquele era sinônimo de dor de cabeça, problema que eu queria evitar a todo custo. Bastavam os que eu já tinha."

Gostei bastante do livro, o que me surpreendeu, por ser um romance e eu não estar acostumado a ler esse tipo de livro. A narrativa da Marina é muito leve e fácil, você se sente envolvido na história. Rafa é um amor de pessoa, é engraçada, ainda que sua ingenuidade seja um pouquinho irritante. Às vezes acontecem coisas que só aconteceriam em uma novela, mas a própria autora diz que a vida de Rafa parece uma novela mexicana. O final foi um pouquinho previsível - digo um pouquinho pois minhas suspeitas sobre um personagem estavam corretas - mas isso não desmerece o enredo que Marina construiu. Um ponto importante é que a autora menciona lugares, pessoas, livros, todos brasileiros, e eu senti orgulho disso, reconheci todos! Hahah

"Minha curiosidade sobre a vida do garoto jamais será satisfeita, porque hoje eu sei, no auge dos meus vinte e um anos, que essa busca é infrutífera. E sempre será. Por isso preciso esquecer."

Sobre a versão física do livro, a Novo Conceito caprichou: papel soft polén, a diagramação está bem fofa, a capa é muito linda, porém eu encontrei um ou outro errinho de digitação. Mas isso é normal, não atrapalhou a leitura. 

Enfim, eu achei o livro bem legal, bem teen, e eu o li rapidinho, devido à escrita fácil da Marina. Recomendo a todos, prometo que não vão se decepcionar!



3 comentários:

  1. Oi!

    Estou com esse livro na estante e é muito bom ler uma resenha positiva sobre ele. Provavelmente será uma das minhas próximas leituras e espero gostar tanto quanto você.

    Beijo,
    Naty - Just Books.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naty! Pois é, o livro além de ser agradável, é brasileiro e isso é ótimo! Boa leitura!

      Beijos

      Excluir
  2. A história do livro em si não me despertou muito a curiosidade, mas eu vejo tanta gente falando dessa narrativa leve e fácil da Marina, que você realmente se sente envolvido, que eu tenho vontade de ler os livros dela.
    Eu ando lendo mais nacionais agora, e o fato da autora citar lugares brasileiros, pessoas... eu acho bem legal, ainda mais quando a gente reconhece na hora da leitura. rs
    Eu quero ler Simplesmente Ana, que é outro livro dela e que eu já tenho um interesse em ler a um bom tempo, e caso eu goste, vou com certeza conferir Azul da Cor do Mar.

    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir