05 agosto 2014

[Resenha] Correr Ou Morrer (Maze Runner #1) - James Dashner

LIVRO: MAZE RUNNER: CORRER OU MORRER
AUTOR: JAMES DASHNER
EDITORA: V&R (Vergara&Riba)
PÁGINAS: 426
ANO: 2010

SINOPSE
Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho.
Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo.
Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito.


RESENHA

Com a adaptação cinematográfica prestes a sair, finalmente peguei esse livro da estante. Se eu soubesse como a leitura seria agradável, teria pegado antes.


– Migalhas de pão? – indagou Thomas, lembrando-se do antigo conto de fadas. Aqueles estranhos lampejos do passado já quase não o surpreendiam mais.– Migalhas de pão – confirmou Minho – Sou o João, você a Maria.

Imagine você acordando dentro de uma caixa escura, sem se lembrar de nada além de seu nome. Essa é a realidade de Thomas, um garoto de 16 anos, que chega a um lugar desconhecido chamado Clareira, um terreno quadrado cercado por paredes de um labirinto. Lá vivem somente meninos, que chegaram do mesmo modo de Thomas, através da caixa. Com a cabeça a mil, Thomas logo quer saber tudo sobre o lugar, mas para sua decepção ninguém lhe conta quase nada. Ele conhece Chuck, o último novato antes dele. Chuck tenta ajudar Thomas como pode e logo se tornam amigos. Ao decorrer da história Thomas vai aprendendo que cada menino da Clareira tem sua função, trabalhando em cada parte da Clareira, tornando aquela sociedade funcional para que seja possível a sobrevivência dos garotos. Aprende também que o Labirinto é um lugar muito perigoso, pois é habitado por Verdugos, criaturas metade animais, metade máquinas, que só saem à noite no labirinto. Entretanto, todas as noites, as portas do labirinto se fecham, mantendo os meninos seguros. Somente Corredores podem adentrar o labirinto, para procurar um meio de sair de lá. Thomas logo sente que quer ser um Corredor. Dois dias depois, acontece algo que muda completamente a rotina da Clareira. Pela caixa, chega uma menina. E com ela, os piores problemas.


(...) A maioria dos caras que passaram pela Transformação lembra-se de coisas terríveis, sobre as quais nem quer comentar, o que me faz duvidar se teria um bom motivo para voltar para casa. Então, quero dizer, você acha que é possível que eu tenha uma mãe e um pai em algum lugar no mundo lá fora, sentindo a minha falta? Você acha que eles choram à noite?

O universo que Dashner criou é incrível. Um prato cheio para os fãs de distopias. Para ser sincero, no começo a escrita me lembrou da escrita do Rick Riordan, pois geralmente os livros dele começam com personagens que não sabem nada, e vão descobrindo as coisas ao decorrer da história. Mas James soube desenvolver muito melhor a história e principalmente, os personagens, que são muito bem marcantes. Apesar de o autor colocar palavras inventadas para substituir, por exemplo, palavrões, o que faz parecer com que o livro tenha ar infantil, o enredo nos mostra que pode ser lido por qualquer idade. O livro ainda possui capítulos curtos, o que contribui para que a leitura seja mais leve. A cada capítulo que eu lia, tinha mais desejo de desvendar o mistério do labirinto. E se a cada capítulo o autor consegue surpreender o leitor, imaginem a surpresa que ele guardou para o final! 
Para os leitores que esperam que haja algum romance entre personagens, trago-lhes a má notícia: não tem nada de romance no livro. (O que é bom pra quem se irrita fácil com romances). Mas não deixa de ser um livro ótimo. Mesmo que você se decepcionou com esse fato, não deixe de ler, é sempre bom sair de nossa zona de conforto e arriscar outras leituras.


Thomas sentiu-se chocado ao perceber que os seus olhos estavam cheios de lágrimas. Fora tudo tão louco desde que chegara que nunca pensara nos Clareanos como pessoas com famílias de verdade, sentindo a falta dos parentes. Era estranho, mas nem mesmo pensara sobre si mesmo dessa maneira. Só sobre o que tudo aquilo significava, quem os mandara para lá, como poderiam sair um dia.

O livro físico é bem editado. A diagramação é bem feita, não encontrei nenhum erro de digitação, o que é ótimo, já que muitas editoras deixam escapar vários erros. As folhas são amarelas (papel pólen). Recentemente a editora lançou um box contendo os 3 livros da coleção, mais o 4º livro que é um prequel, e um livro extra, com arquivos.

Mortes, sacrifícios, sentimentos, muita ação e aventura é tudo o que Maze Runner: Correr ou Morrer pode oferecer. Superou minhas expectativas em todos os pontos. Já comecei a ler o segundo livro (Prova de Fogo) e eu acho que vocês deveriam correr para a livraria mais próxima para entrar no mundo dos clareanos o mais rápido possível. Assim quando vocês forem ver o filme, já vão estar ligados em cada detalhe!

ASSISTA O TRAILER DO FILME:

  

4 comentários:

  1. Estou com MUITA vontade de ler esse livro, segundo o filme e sua resenha ele parece ser realmente muito bom! Adoro livros que tenham um mistério para ser desvendado, isso é um ponto muito forte para eu querer ainda mais ler a série Maze Runner.

    Beijos,
    http://misssorrisos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem?

    Desde que vi o trailer desse livro fiquei super curiosa para lê-lo! Acho que a trama também irá superar minhas expectativas. Gosto de histórias repletas de ação e mistério, então vou ver se consigo ler logo essa saga, principalmente porque logo o filme está no cinema *.*

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  3. Estou feito louco atrás desse livro, o preço não é bem agradável, sempre de R$ 40,00 pra lá, só vejo todo mundo falando do livro e eu com a cara de tacho sem saber o que falar. Adorei a resenha.
    Abraços.
    http://www.marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já estou te seguindo e indicando para amigos. Parabéns e sucesso.

    ResponderExcluir